Apesar dos danos que os nematoides causam às plantações, nem sempre o produtor percebe sua presença, devido ao seu tamanho pequeno, assim permanecem no solo, atacando as raízes.

O controle de nematoides em plantas com microrganismos, especialmente com Bacillus sp., já é uma realidade no Brasil, tanto na fruticultura quanto nas culturas de grãos, como a soja. Atualmente, 89% da área de cultivo de soja no Brasil utiliza defensivos biológicos para o controle de nematoides, enquanto apenas 11% ainda depende de defensivos químicos.


Bacillus amyloliquefaciens no Combate aos Nematoides

A bactéria Bacillus amyloliquefaciens possui mecanismos de ação contra nematoides, sendo eles:

  • Colonização das raízes (formação de biofilme), impedindo que os nematoides as infectem.
  • Liberação de substâncias que degradam a parede celular dos nematoides.


Além disso, o Bacillus possui outros mecanismos que previnem a ocorrência de patógenos: 

  • A produção de metabólitos secundários antagonistas;
  • A competição por espaço e nutrientes;
  • A indução de resistência sistêmica nas plantas;
  • A melhoria da saúde radicular;


O uso de B. amyloliquefaciens pode ser realizado de diversas maneiras, dependendo da cultura e do tipo de nematoide a ser combatido. A aplicação pode ser feita por meio de tratamento de sementes, sulco, solo e foliar. O sucesso do controle depende da capacidade da bactéria de estabelecer uma população estável ao redor das raízes.


Trabalho de Campo: Aplicação de Bacillus para Controle de Nematoide no Arroz

Um estudo de campo realizado pela Dillon Biotecnologia em 2023, em Forquilhinha (SC), tratou sementes de arroz irrigado em duas áreas distintas com presença de nematoides no solo (Meloidogyne spp.).

Na área 1, foram tratados 500 kg de sementes com B. amyloliquefaciens. Na área 2, 500 kg de sementes foram tratados com B. amyloliquefaciens e Trichoderma spp.. Após o plantio, foi realizada a contagem de galhas nas raízes.


Os resultados mostraram uma redução significativa de nematoides em ambas as áreas, com uma diminuição especialmente notável na área 2 , onde a infestação inicial era mais intensa, demonstrando a eficiência de Bacillus amyloliquefaciens e Trichoderma spp. no controle de nematoides na cultura do arroz.

O emprego de B. amyloliquefaciens oferece uma forma de manejo sustentável, sendo uma bactéria benéfica com múltiplas propriedades que auxiliam no controle dos nematoides, além de contribuir para a manutenção da saúde do solo, promove a biodiversidade microbiana e aumenta a fertilidade. Seu uso integrado a outras práticas de manejo pode maximizar os benefícios, tornando a agricultura mais resiliente a pragas e doenças.